Conhecendo mais o CSE-Cuiabá


O Centro de Saúde Escola, fundado em 1979, possui mais de 40 anos de história e uma equipe altamente motivada. Oferece 10 ambulatórios especializados que funcionam de segunda a sexta-feira, abrangendo áreas como climatério, síndrome dos ovários policísticos, sexualidade, sangramento uterino anormal, patologia do trato genital inferior e contracepção de longa duração (fornecimento e acompanhamento de LARC). O serviço de ginecologia (GO) evoluiu significativamente, atraindo não só pacientes, mas também médicos em busca de formação, resultando em uma extensa formação de alunos e residentes. Leia entrevista do Dr Davidson Alvarenga, que é médico do CSE. 

Fale um pouco sobre o Centro de Saúde Escola.

O Centro de Saúde da Escola foi criado, foi fundado em 1979. Grande parte da equipe ainda continua desde essa época. São mais de 40 anos de história que a gente já tem aqui no Centro de Saúde Escolar. Então, toda equipe é extremamente motivada no atendimento das pacientes. Isso a gente conseguiu instituir. A equipe do GO é formada por mim, pelo Dr. Silvio, pela Dra Vânia, pela Dra Giordana e pelo Dr Sérgio.

Vamos falar um pouco dos ambulatórios que funcionam?

Os ambulatórios nos últimos anos mudaram bastante. Os ambulatórios de GO funcionam de segunda a sexta-feira. Segunda-feira de manhã funciona o ambulatório de climatério, tendo o Dr. Silvio Franceschini como responsável. Segunda-feira de tarde tem o ambulatório de ovário policístico coordenado pela Profa Rosana Reis, além do Dr. Silvio e a Dra Vânia como médicos assistentes que colaboram na discussào dos casos. Terça-feira de manhã é o ambulatório de LARC, ou seja, de contraceptivos de longa duração, com colocação de DIU-hormonal e  implante contraceptivo. Terça à tarde é o ambulatório de sexualidade, que tem o Dr Silvio e o Dr Sérgio como responsáveis. Na quarta-feira de manhã, é o ambulatório de sangramento uterino anormal, com casos de adenomiose e miomatose uterina, que eu sou o responsável. Na quarta-feira-tarde, é o ambulatório de patologias do trato genital inferior (PTGI), que tem as Dras Vânia e Giordana como responsáveis. Quinta-feira, o dia todo, manhã e tarde, também de contracepção de longa duração (LARC). Eu e o Dr Silvio somos responsáveis por esse ambulatório. Sexta-feira de manhã, outro ambulatório de PTGI com a Dra Vânia. E na sexta-feira de tarde mais um ambulatório de contracepção de longa duração (LARC). Então, esses são os 10 ambulatórios que tem aqui no Centro de Saúde.

Quais mudanças o Serviço de GO passou que foram responsáveis pelo crescimento do Serviço?

São mais de 40 anos de história do atendimento. O início do atendimento era pouco. Inclusive os médicos e assistentes faziam também o atendimento. Só que foi crescendo muito em termos de assistência, tanto desses ambulatórios específicos que mencionei, quanto de procura do serviço, não só das pacientes, mas também de médicos procurando uma formação aqui dentro. Então, hoje nós temos o R1 e o R2 da GO, o R1 e o R2 da Medicina de Família, que são treinados aqui dentro, o aluno do sexto ano, do quinto ano e o quarto ano da Faculdade de Medicina da USP. Todos esses fazem o atendimento das pacientes e os médicos assistentes fazem a discussão dos casos e orientam a conduta a ser tomada.  Então, existe uma formação muito grande de alunos e de residentes aqui dentro e a paciente tem uma assistência muito boa pela orientação de alta qualidade que é dada. Além desse público médico que eu já te falei, hoje a procura de estágio dentro do Centro de Saúde da Escola, de médicos de toda a região e fora, inclusive de São Paulo, é muito grande. Esses médicos vêm de fora, montam estágio por uma a quatro semanas e passam com a gente aqui na assistência também, de forma observacional. 

E o futuro, o que o senhor desenha?

Justamente pelo crescimento do serviço de ginecologia aqui dentro, o nosso espaço está ficando pequeno. E a gestão do Centro Saúde Escolar entendeu que essa assistência tem que aumentar, tem que ser melhor feita, então já existe uma proposta de uma nova área dentro do Centro de Saúde Escola que vai ser construída para abrigar o serviço de GO. Nós temos um serviço de alta qualidade nos ambulatórios que atendemos e o aumento da área física possibilitará mais conforto para a equipe e para as pacientes que atendemos.